Thursday, March 02, 2006

O Segundo Mundo

A capacidade de imaginar leva-me a um outro mundo: ao mundo dos sonhos. Mundo este que tem tudo para ser perfeito, o mundo que somos nós que construímos, que só entra quem nós queremos, e acima de tudo é repleto de magia. No entanto é um mundo difícil de manter e não sei até que ponto é mesmo compatível com o mundo real. A dificuldade em alimentar este mundo vai (supostamente) aumentando à medida que aumenta também a idade. Obviamente que não são só as crianças que podem sonhar, mas é um facto que, à medida que os anos vão passando, há uma maior probabilidade de aumentarem as desilusões. Apercebemo-nos que existe uma realidade, que está muito longe do mundo que mentalmente construímos, e que apesar de não a termos escolhido, temos que nos adaptar e aprender a lidar com ela. Há no entanto vidas cuja realidade é demasiado cruel e mata qualquer sonho, qualquer brilho nos olhos quando se tem um olhar distante… E a aptidão de imaginar, torna-se ainda mais dolorosa, porque os sonhos transformam-se em pesadelos. Será que tem mesmo de ser assim? Não deveria ser ilegal alguém, ou algo, arrancar de um ser humano a capacidade de pensar no futuro com um sorriso, ou ir no metro, numa viagem nojenta com um monte de pessoas desconhecidas à volta, com cheiros que são tudo menos agradáveis, e mesmo assim conseguir refugiar-se no mundo por nós criado e simplesmente fugir? Como é que é possível uma pessoa desiludir-se tanto com a realidade a ponto de já nem conseguir fugir dela porque lhe destruíram os meios para tal? Quem tem o direito de destruir esses meios? Não sei o que é considerado mais saudável: se viver em completa aceitação da realidade e conformismo com o que esta oferece, se fugir dela por alguns momentos e pensar que um dia tudo pode ser melhor… Mas sei que tenho saudades de sonhar…


"Na terra dos sonhos, podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal
Na terra dos sonhos toda a gente trata a gente toda por igual
Na terra dos sonhos não há pó nas entrelinhas, ninguém se pode enganar
Abre bem os olhos, escuta bem o coração, se é que queres ir para lá morar."

4 Comments:

Blogger Airness said...

Wow!!... foi a primeira reacção, mas um comentário tem sempre algo de profundo e retirando a magia de o fazer sem uma segunda leitura, certamente seria muito mais bajulador. Pronto, não resisti e li outra vez! Na realidade a capacidade de nos abstrairmos do que nos rodeia é à muito um sonho! E basicamente é o que eu concluo do teu fantástico post (ok... já páro a bajulação...lol). Na prática não é tanto ter a capacidade de sonhar mas sim ser o próprio sonho a nos permitir entrar noutro mundo mágico. Discordo de ti quanto à capacidade de sonhar conforme a idade. Acho que quando somos jovens (damn it... já chamo jovens aos putos!!) os sonhos são isso sim mais inocentes, mais puros e não têm limites. Mas acho que qualquer velhinho sonha... nem que seja sonhar alto (sinal de senilidade talvez) ou então o eterno "what if" (porque em todas as idades se crítica as escolhas tomadas). Concordo brutalmente com a conclusão e permitam-me a humildade de responder às questões: NÃO, SIM, não devería ser possível, NINGUÉM.

8:25 AM  
Blogger Airness said...

E a Punch line é...

Continua com esse toque pessoal dos versos no final de cada post!!

:D

8:29 AM  
Blogger O Caos é Aqui said...

Sonhar,sonhar,sonhar..para uns pensar em algo que não pode ser realizado...para outros saber que o sonho estará lá sempre para nós, e que podemos criar o nosso proprio mundo, porque o sonho, esse, nunca nos abandonará.
Eu não preciso de sonhar...O meu sonho convertido em realidade...és tu.

4:32 AM  
Blogger Nuno said...

Where's the ocean's daughter?
Was Peter Pan in Mordor?
No one's there to keep alive
All these fairy tales.
May I return to Oz,
Will I meet the "Tin Man"?
"Coward Lion" where are you?
Without brain the scarecrow's lost
In the middle of the lake.
Stranded in the real world.
Left in the world,
No place for daydreams:
Serious life.
I fall into,
I fall into a dark hole
And I can't come out.
Do you know if Merlin did exist
Or Frodo wore the ring
Did Corum kill the gods
Or where's the wonderland
Which young Alice had seen
Or was it just a dream
I knew the answers
Now they're lost for me

6:16 AM  

Post a Comment

<< Home