Monday, July 27, 2009

O Décimo Terceiro Mundo

O fim do mundo ideal…O mundo ideal é tão subjectivo como qualquer outra coisa que exista. Tudo o que se vive, por mais universal que seja, é vivido e sentido de maneira diferente por cada ser humano. Por isso somos seres independentes e capacitados para vivermos e construirmos o nosso caminho. O conceito de mundo ideal é então restringido para “o nosso pequenino mundo ideal”. E nesse cantinho minúsculo que é o nosso mundo….somos nós que mandamos! - Pelo menos no que respeita aos ideais, aos valores, aos objectivos e às ambições. Já as concretizações, por muito que dependam essencialmente de nós…temos de ter a humildade de aceitar que existem factores que por vezes nos ultrapassam.
Na imensidão que é este universo, com todos os condicionamentos internos e externos, com a luta por sermos verdadeiros (principalmente connosco), com toda a influência natural e estrutural…a única autonomia que temos é a percepção de como queremos conduzir o nosso curto percurso neste espaço - quais as prioridades, as escolhas, as energias que queremos alimentar… Com a pequena parcela de espaço que nos concederam (que pertence ao imenso cosmos), temos tempo suficiente para aprender, crescer, errar e acertar (desde que realmente o queiramos), mas somos nós que decidimos como e quando o fazer. Podemos partilhar e pedir ajuda, mas nós escolhemos com e a quem. Basicamente, não temos grande poder sobre toda a realidade, mas temos todo o poder sobre a nossa. O que remete para a noção de respeito pela realidade alheia. Se tudo é tão subjectivo, se somos todos seres física e espiritualmente diferentes, como é que é possível haver quem queira, que os outros vivam a vida, da maneira que esse alguém acha mais apropriado?! Esse domínio não existe. Essa universalidade de princípios e ideais não existe. O que é melhor para nós pode não o ser para quem está ao nosso lado. Resta então dar força e apoio para que corra tudo pelo melhor e acreditar que cada um tem a clareza de saber o que é melhor para si, e mesmo que não a tenha, terá a sua oportunidade de ir aprendendo. Será então um mundo mais próximo do ideal quando cada um respeitar o “mundo ideal” de cada um. Será assim tão utópico?

5 Comments:

Anonymous M.F. said...

Utópico? Sem dúvida que não. Cada um constrói a realidade que quer, desde que esteja de "acordo" com "essência" de cada um e do cosmos ( ;) ).
Temos a responsabilidade de colocar limites, onde a realidade que a pessoa criou e a realidade que outra pessoa quer "impôr" (seja de forma inconsciente ou consciente), não se misturem.
A questão é que as pessoas, por vezes, não têm noção/consciência de que estão a ultrapassar esse limiar. Acontece. Até pode não haver maldade nessa interferência.Pode acontecer que a pessoa queira tanto ajudar que não compreende que a outra pessoa tem de viver as "coisas" dela, tem de aprender, tem de crescer. Faz parte da vida.
Seja conhecido/amigo/familiar, o importante é sermos verdadeiros connosco mesmos e agirmos/verbalizarmos, de forma positiva e construtivamente, o que pensamos e sentimos (sem interferência de egos!!)

Bjoc

6:12 AM  
Anonymous Thor said...

de facto é interessante o que escreveste.O que achamos com todas as certezas que é o melhor caminho e as melhores opções, sao as melhores à nossa perspectiva e são inumeros os factores que tornam as prioridades de cada um diferentes.Realmente acho que se impoe demasiado nesta mundo, desde religião,política,estilos de vida, etc. em qualquer sociedade há sempre uma tentativa de massificar hábitos e maneiras de pensar porque assim é mais fácil dominar.tentam eliminar maneiras de estar diferentes na vida, porque se ha muita diversificação é mais difícil o controlo.e isto fez com as diferenças fossem sempre vistas como algo de mau.já está incutido na maioria que devemos ser e pensar de determinada maneira.Obviamente que para quem pensa assim, a palavra respeito nao consta.o respeito é so nao responder mal aos mais velhos porque eles é que mandam.
felizmente ha pessoas que desafiam essa massificação e se tornam especiais por desafiarem o tal mundo pré concebido e procurarem o seu mundo com honestidade e simplicidade mesmo que nao vá ao encontro do que os outros querem.
certamente este mundo seria bem melhor se houvessem mais metallic_veins.
bjos

6:57 AM  
Anonymous Hoje é o dia... said...

As coisas que escreves fazem todo o sentido.Mais uma vez rendido a mais um dos teus encantos! ;)

5:29 AM  
Anonymous Dan said...

Então e uma G3?Eu continuo a ser apologista de que uma G3 resolve. É como o levezinho :P
lá está temos pontos de vista diferentes...e eu respeito
mas sim tens razão.peace and love!
Bjos

9:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

I'll be there for you...Like I've been there before.I'll be there for you...'Cause you're there for me too.

5:08 AM  

Post a Comment

<< Home